3. Oásis de cultura e arte

Apesar dessas pequenas ofertas de lazer artístico-cultural, sempre na feira semanal ou nas festividades religiosas ao longo do ano, o cenário geral nesta área era desértico naquele momento do tempo em Santana. Nesse contexto, o Cine Ipanema surgiu como um verdadeiro oásis naquela exígua paisagem cultural, a miragem da tela iluminada e os sons que a realçavam saciava a sede de lazer e cultura da população, introduzindo naquele micro universo, onde a crua realidade da vida com suas dificuldades e dissabores atingia a todos, uma oportunidade única para o enriquecimento imaterial, e divertimento ameno, através das narrativas cinematográficas que introduziam novas paisagens, novos tipos humanos, novas formas de ser e viver. Esse contemporâneo tsunami de informações que invadiu o imaginário santanense de forma original (excêntrica até), transformou para sempre a forma de ver e compreender o mundo em que vivemos, os matutos (aqueles que acordam com a estrela matutina, segundo a correta leitura da Roma antiga) davam um gigantesco salto no tempo sendo catapultados do arcaico século 19 (em termos de lazer e cultura), numa velocidade deslumbrante, para o centro da erupção do já cinquentenário século 20.

Quando estamos vivenciando, tomando parte dos eventos no momento em que eles acontecem, muitas vezes não nos damos conta da sua importância, do seu real valor. O distanciamento no tempo proporciona uma leitura mais acurada, historiográfica, assentada nos dados que dispomos hoje e que nos permitem uma visão mais ampla de tudo aquilo que aconteceu no passado. O caso do Cine Ipanema, e seu fundador, o pioneiro José Francisco Filho, se encaixa perfeitamente como exemplo disso.

Zé Filho, o pioneiro

Aqui o termo “cinema” deve ser entendido como uma sala fixa de exibição permanente, registrada como tal nas distribuidoras de filmes e na empresa de energia elétrica local e com tecnologia de projeção sonora, movida a eletricidade (os projetores primitivos eram mudos, movidos a manivela e com iluminação feita por uma lanterna alimentada com carbureto).

Comentários