6. Modernidade, arte e cultura

Era uma empresa familiar, a irmã Maria do Amparo vendia os ingressos na bilheteria e guardava a renda da sessão numa caixa de charutos Talvis, o porteiro era o próprio José Filho, o cunhado Fernando, exímio desenhista, pintava e abria os letreiros nos cartazes que anunciavam os filmes do dia e os programados para serem exibidos em breve, Wilma, a cunhada adolescente, tinha 14 anos, auxiliava Amparo.

Eram duas sessões semanais, uma no sábado e a outra no domingo, sempre à noite. O cinema precursor, além das cadeiras disponíveis, franqueava aos espectadores o direito de levar seu próprio assento (cadeiras, bancos ou tamboretes), um costume comum em muitos cinemas da época como pôde ser visto numa cena do clássico “Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatore (1988). Quando o último espectador da noite adentrava no salão, José Filho apagava as luzes do salão do grande sobrado -hoje demolido- onde funcionava o Cine Ipanema e iniciava a sessão, operando ele mesmo o projetor de 16 milímetros americano, marca Thompson.

Fernando Mario Ferreira, cunhado de Zé Filho, responsável pela publicidade do cinema

A partir daí começava na tela branca o desfile dos astros da chamada Sétima Arte, um espetáculo novo, diferente de tudo que já se tinha visto em termos de entretenimento na cidade, um jeito diferente de espiar a vida, de conhecer novos lugares sem precisar viajar, um sonho de olhos abertos. Tudo isso encantou a então pequena Santana que alçava um grande voo rumo à modernidade, nas asas da já consolidada” indústria cultural” (preconizada por Adorno e Horkheimer).

O filme inaugural do Cine Ipanema foi exibido no dia 3 de abril de 1949, um domingo. Em cartaz, "Justiça Vingadora", um western (ou faroeste) estrelado por Tim Holt. Antes do filme principal foi exibido um "short" (curta metragem que complementava as sessões de cinema), intitulado "Viva México", episódio da série "Assim é a América", produzida pela RKO Radio Filmes.

Fatura da RKO referente ao primeiro filme e complemento exibidos no Cine Ipanema em abril de 1949

"Justiça Vingadora", marco original do cinema no sertão alagoano

Comentários